Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF busca agilidade na realização de perícias médicas pelo INSS

    Em reunião realizada na Procuradoria Regional da República da 5.ª Região, no Recife, membros do MPF e do INSS constataram a necessidade de contratação temporária de profissionais

    há 9 anos
    Membros do Ministério Público Federal (MPF) e representantes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) reuniram-se na sede da Procuradoria Regional da República da 5.ª Região (PRR5), no Recife, no último dia 23 de outubro, a fim de discutir soluções para o problema da demora na realização de perícias médicas para concessão de benefícios previdenciários e assistenciais pela autarquia.

    A reunião foi promovida pelo Grupo de Trabalho em Previdência e Assistência Social da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), com apoio do Núcleo de Apoio Operacional (NAOP) à PFDC, que funciona na PRR5. O evento contou com a participação de cerca de 20 integrantes das duas instituições, incluindo o procurador federal dos Direitos do Cidadão, Aurélio Veiga Rios, e o superintendente regional do INSS/Nordeste, João Maria Lopes.

    O grupo concluiu que as dificuldades enfrentadas pelo INSS e pelos cidadãos são extensas. Por um lado, a autarquia sofre com o número insuficiente de médicos peritos, especificamente, nos municípios localizados no interior do Nordeste. Em algumas agências, as perícias estão sendo agendadas com uma demora superior a 100 dias, como em Russas e Quixadá no Ceará; Cupira, Ribeirão e Carpina, em Pernambuco; Nossa Senhora da Glória e Lagarto, em Sergipe. Em contrapartida, há um grande número de segurados que agendam sua perícia, mas não comparecem à agência da Previdência Social, porque já estão recebendo seus benefícios e temem perdê-los.

    O Tempo médio de Espera de Atendimento de Perícia Médica (TMEA – PM) é um problema recorrente em todo o país, e o MPF já obteve sentenças favoráveis em ações civis públicas contra o INSS em algumas cidades, com a finalidade de buscar a melhoria no serviço prestado ao segurado. A fim de sanar o problema em âmbito nacional, concluiu-se que será necessária a contratação temporária de profissionais em locais que demonstrem situações mais urgentes. Será marcada outra reunião, com a participação de representantes da Advocacia-Geral da União (AGU) e a Presidência do INSS, a fim de que sejam adotadas outras medidas para resolver o problema.

    Assessoria de Comunicação Social
    Procuradoria Regional da República da 5.ª Região
    (81) 2121.9869 / 2121.9876
    prr5-ascom@mpf.mp.br

    _________
    A Procuradoria Regional da República da 5.ª Região (PRR-5) é a unidade do Ministério Público Federal que atua perante o Tribunal Regional Federal da 5.ª Região (TRF-5), a segunda instância do Poder Judiciário Federal para os estados de Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.
    • Publicações20258
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações88
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-busca-agilidade-na-realizacao-de-pericias-medicas-pelo-inss/151758844

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)