Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Cobrança de empréstimos consignados pela Caixa será investigada pelo MPF

    Procedimento foi instaurado após a cobrança de valores indevidos da conta de cliente do ES

    há 10 anos
    A 3ª Câmara de Coordenação e Revisão (Consumidor e Ordem Econômica) do Ministério Público Federal (MPF) quer a apuração de supostas irregularidades praticadas pela Caixa Econômica Federal relacionadas à cobrança de empréstimos consignados.

    Um cliente da Caixa do Espírito Santo afirma que contratou dois empréstimos que estavam sendo descontados regularmente pelo banco. Contudo, sem qualquer aviso ou comunicado, começaram a ocorrer estornos e débitos na sua conta corrente. Segundo o consumidor, até mesmo parcelas já descontadas em seu contracheque estariam sendo cobradas novamente.

    O cliente relatou, ainda, que a instituição financeira não prestou esclarecimentos sobre o fato e solicitou o seu comparecimento para assinatura de um terceiro contrato de empréstimo.

    O Ministério Público quer verificar se a conduta foi uma atitude isolada ou uma prática comum da instituição bancária. A câmara vai encaminhar ofício à Caixa solicitando esclarecimentos sobre o ocorrido.

    Arquivamento – O procurador da República que analisou a representação do consumidor arquivou o caso, pois entendeu que se tratava de direito individual disponível.

    O colegiado de revisão decidiu, no entanto, que a Caixa Econômica Federal deve se manifestar sobre o assunto e converteu o arquivamento em diligência. De acordo com entendimento já firmado pela 3ª Câmara, a solicitação de informações ao órgão interessado deve preceder o arquivamento de procedimentos administrativos.

    Secretaria de Comunicação
    Procuradoria Geral da República
    (61) 3105-6404/6408
    Twitter: MPF_PGR
    Facebook: MPFederal

    • Publicações20258
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações98
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cobranca-de-emprestimos-consignados-pela-caixa-sera-investigada-pelo-mpf/150335756

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)