Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

MPF/RS obtém liminar que limita descontos em benefícios do INSS

Ação civil pública pede que resolução do INSS sobre o tema seja revista

há 9 anos
O INSS está proibido de realizar descontos de valores devidos por erro da previdência social que reduzam a renda mensal dos benefícios a patamar inferior ao valor do salário mínimo nacional (atualmente, R$ 724,00). A decisão liminar da Justiça Federal atende pedido do Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul (MPF/RS) em ação civil pública.

A ação do MPF/RS pede que o INSS estabeleça percentuais proporcionais para descontos, a título de ressarcimento, pelo pagamento de benefícios em valor superior ao devido por erro da Previdência Social, desde que recebidos de boa-fé.

De acordo com a decisão, o INSS está proibido de “efetuar descontos a título de ressarcimento pelo pagamento de benefício em valor superior ao devido, por erro da Previdência Social e recebidos de boa-fé, para todas as situações em que o valor da renda mensal do benefício reste inferior ao salário-mínimo nacional após a efetivação do desconto. Os benefícios com renda mensal atual superior ao salário-mínimo poderão sofrer os descontos sendo os mesmos limitados porém àquele patamar da renda do benefício mínimo.”

Os demais pedidos da ação civil pública são: prever faixas de desconto entre 0% e 30% com proporcionalidade e vedar a realização de descontos sobre rendas iguais ou inferiores ao salário mínimo nacional. O MPF/RS também pede os percentuais sejam imediatamente observados quando da implantação dos descontos, independentemente de requerimento do interessado.

A ação civil pública tramita na Justiça Federal do Rio Grande do Sul sob o protocolo 5056833-53.2014.404.7100.

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República no Rio Grande do Sul
Fones: (51) 3284-7370 / 3284-7369
E-mail: PRRS-Ascom@mpf.mp.br
Twitter: http://twitter.com/MPF_RS

  • Publicações20258
  • Seguidores175
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações307
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-rs-obtem-liminar-que-limita-descontos-em-beneficios-do-inss/149726365

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)