Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/MT denuncia sete grupos especializados no saque de seguro desemprego

    Denunciados vão responder pelos crimes de violação de sigilo de informações, corrupção ativa e passiva, estelionato e formação de quadrilha

    há 14 anos
    Um total de 47 pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público Federal por fraude contra o seguro desemprego. Essas pessoas formavam sete grupos especializados em falsificar a documentação de beneficiários do seguro desemprego e sacar ilegalmente o dinheiro nas agências da Caixa Econômica Federal (CEF). Os crimes cometidos, e pelos quais os envolvidos devem responder criminalmente, são violação de sigilo de informações, corrupção ativa e passiva, estelionato e formação de quadrilha.

    De acordo com as procuradoras da República Ana Carolina Oliveira Tannús Diniz e Vanessa Ribeiro Scarmagnani, o resultado da investigação conduzida pela Polícia Federal mostrou que tratava-se de sete grupos distintos, que em alguns casos possuíam integrantes em comum, sabiam da existência um do outro e 'concorriam' na prática do mesmo crime.

    Investigação - A investigação a um grupo de estelionatários que fraudava o saque de benefícios do seguro desemprego começou em junho de 2007. Quase um ano depois, a PF identificou a participação de servidores efetivos e terceirizados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e da Caixa Econômica Federal em Cuiabá (MT) e outros estados.

    Com informações pessoais de segurados que faziam “jus” ao recebimento do benefício do seguro desemprego, servidores públicos investigados vendiam essas informações aos outros integrantes da quadrilha que providenciavam a falsificação dos documentos e aliciavam pessoas, geralmente humildes e desempregadas, para terem suas fotografias coladas nos documentos montados e sacarem o dinheiro em agências de diversas cidades do país para tentar não levantar suspeitas. Depois, o dinheiro era repassado aos integrantes do grupo criminoso.

    A investigação não ficou restrita a Mato Grosso. Pessoas de outras localidades também foram alvos de prisões em flagrante e estão sendo denunciadas por unidades do Ministério Público Federal nos respectivos estados.

    Divisão interna - Para executar o esquema, cada grupo era organizado e dividido em três níveis. Tudo começava com os servidores públicos que eram os responsáveis pelo repasse de informações sobre beneficiários de seguro desemprego para líderes de cada grupo criminoso. O segundo nível era formado pelos líderes de cada grupo que eram responsáveis pelo recebimento das informações, falsificação dos documentos e pagamento de propina para os servidores do Ministério do Trabalho e Emprego e funcionários da CEF, além do aliciamento de pessoas para realização dos saques. O terceiro nível era formado por aliciados responsáveis pelas realizações de saques e em alguns casos pela falsificação dos documentos.

    Denúncias - As sete denúncias, uma para cada grupo, foram enviadas para a Justiça Federal nesta sexta-feira, 19 de fevereiro. Agora caberá ao juiz federal decidir se aceita as denúncias oferecidas pelo Ministério Público Federal que pediu o julgamento e a condenação pelos crimes de violação de sigilo de informações, corrupção ativa e passiva, estelionato e formação de quadrilha.


    Assessoria de Comunicação
    Procuradoria da República em Mato Grosso
    Tel: (65) 3612-5000 / 9213-1191
    • Publicações20258
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações16
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-mt-denuncia-sete-grupos-especializados-no-saque-de-seguro-desemprego/149700326

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)