Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    A pedido do MPF, Instituto Federal de Educação na Paraíba vai adaptar atividades para ampliar inclusão

    Instituição já recebe alunos com deficiência desde 2009. Adaptações recomendadas são para recepcionar mais um aluno com necessidades educacionais especiais

    há 9 anos
    Com respaldo em recomendação do Ministério Público Federal (MPF), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) vai adaptar atividades para ampliar inclusão de alunos com deficiência. O instituto, que já recebe pessoas com deficiência, principalmente auditiva e visual, desde 2009, fará novas adaptações para incluir aluno com necessidades educacionais especiais, conforme determina o § 1º do art. 58 da Lei nº 9.394/96.

    Segundo a referida lei, a escola regular deve prover os serviços de apoio especializado para atender às peculiaridades dos alunos com alguma deficiência. Ao emitir a recomendação, o procurador regional dos Direitos do Cidadão José Godoy Bezerra de Sousa considerou “a necessidade premente, por parte do IFPB, de traçar projetos e organizar meios para suprir a entidade com equipamentos e recursos humanos especializados, com vistas a atender efetivamente o direito à educação do estudante”.

    De acordo com a Recomendação nº 135/2014, o IFPB terá que realizar avaliação neurológica e neuropsicológica do aluno para, a partir delas, fazer as devidas adaptações das provas e demais tarefas do estudante, de acordo com o seu nível cognitivo. O instituto também fornecerá ao aluno supervisão psicopedagógica especializada no processo de inclusão e adaptação curricular. O estudante ainda terá serviço de realfabetização e enquanto não atingir o grau de alfabetização necessário, terá também um ledor que o acompanhará nas atividades escolares.

    A educação inclusiva é um direito resguardado pela Constituição Federal que garante, no inciso III do artigo 208, o atendimento às pessoas com deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino. O IFPB informou, ontem, 3 de novembro de 2014, o acatamento da recomendação na íntegra.


    Assessoria de Comunicação
    Procuradoria da República na Paraíba
    Fone Fixo: (83) 3044-6258
    Celular: (83) 9132-6751
    No twitter: @MPF_PB

    • Publicações20258
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações32
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/a-pedido-do-mpf-instituto-federal-de-educacao-na-paraiba-vai-adaptar-atividades-para-ampliar-inclusao/149400129

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)