Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/RS denuncia 60 pessoas envolvidas em fraude de licitações

    Operação desarticulou grupo que fraudava licitações em prejuízo ao Sistema Único de Saúde

    há 10 anos
    A Procuradoria da República em Erechim (MPF/RS) ofereceu denúncia contra 60 pessoas acusadas de praticarem crimes licitatórios, crimes contra a administração pública e formação de quadrilha que envolvem fraudes contra o Sistema Único de Saúde.

    As denúncias ocorreram após conclusão de parte das investigações iniciadas pela Operação Saúde, deflagrada em maio de 2011 pelo MPF e Polícia Federal. Os acusados estão sendo denunciados por crimes licitatórios, corrupção ativa e passiva, formação de quadrilha, estelionato, peculato, entre outros.

    A Operação Saúde teve o objetivo de desarticular um esquema de fraudes a licitações municipais envolvendo empresários e funcionários ligados ao ramo de fornecimento de medicamentos e servidores públicos que direcionavam as licitações às empresas envolvidas. A operação também resultou em mandados de busca e apreensão, prisão temporária dos envolvidos e indisponibilidade de bens de pessoas físicas e jurídicas.

    Segundo a procuradora da República Cinthia Gabriela Borges, autora das denúncias, funcionários e empresários de empresas fornecedoras de medicamentos e equipamentos ambulatoriais, uma vez cientes da abertura de determinada licitação municipal, mantinham contatos prévios entre si e ajustavam antecipadamente os valores a serem propostos por cada empresa, simulando a existência de concorrência e causando substancial prejuízo ao Sistema Único de Saúde.

    Além disso, a denúncia releva que em alguns municípios em que ocorreram as fraudes houve a participação de servidores públicos municipais, que repassavam aos representantes das empresas participantes do certame informações privilegiadas sobre o andamento de procedimentos licitatórios que a municipalidade tinha interesse em realizar e sobre quais empresas seriam convidas a participar.

    Os municípios em que ocorreram as fraudes no âmbito da Subseção Judiciária de Erechim/RS são: Estação, Viadutos, São José do Ouro, Gaurama, Aratiba, Campinas do Sul, Faxinalzinho, Entre Rios do Sul, Ipiranga do Sul, Paulo Bento, Benjamin Constant do Sul, Erechim e Mariano Moro. Além desses, a quadrilha denunciada cometeu crimes licitatórios em, pelo menos, outros 40 Municípios no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.


    Assessoria de Comunicação Social
    Procuradoria da República no Rio Grande do Sul
    Fones: (51) 3284-7370 / 3284-7369
    E-mail: ascom@prrs.mpf.gov.br
    Twitter: http://twitter.com/MPF_RS
    • Publicações20258
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações199
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-rs-denuncia-60-pessoas-envolvidas-em-fraude-de-licitacoes/147592115

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)