Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    ECT é condenada a entregar correspondências em bairro de Palmas (TO)

    Ação civil pública proposta pelo Ministério Público Federal ressaltou direito de todo cidadão brasileiro ao serviço postal. Empresa detém monopólio no país, com previsão legal da obrigatoriedade de prestação do serviço

    há 13 anos
    A Justiça Federal no Tocantins condenou a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) à prestação de serviços de entrega domiciliar de correspondências nas residências do bairro Jardim Taquari, em Palmas, desde que as residências tenham endereço identificado e possuam caixa receptora de correspondências. A pena para o não cumprimento da sentença é de R$ 500,00 por dia. Aos demais destinatários do bairro, deve ser disponibilizada uma unidade postal centralizada.

    A medida é consequência de ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Federal no Tocantins, na qual é apontada a não prestação do serviço de entrega postal ao bairro, situado na periferia do plano diretor de Palmas. Na ação, o MPF/TO argumentou que a população da localidade estava sendo penalizada pela ausência dos serviços, e que a Lei 6.538/78 assegura a todos a prestação dos serviços postais, em domicílio ou por meio de unidade postal centralizada, sendo ilegal a recusa da ECT em prestar os serviços sob sua responsabilidade. A recomendação feita anteriormente à propositura da ação, referente à regularização dos serviços, não foi cumprida.

    Durante visita de oficial de Justiça ao bairro, foi constatado que aproximadamente 21% das casas possuem placas indicativas de endereço. A falta de identificação nas ruas e avenidas dificulta o serviço de entrega, mas não constitui impedimento absoluto ao serviço, que também pode ser feito através da unidade postal centralizada. A sentença da Justiça estabelece paralelo entre o jardim Taquari, de população predominantemente pobre, com outra quadra de Palmas onde residem pessoas de maior poder aquisitivo, onde também há deficiência na identificação de logradouros, mas o serviço é prestado. Também aponta que as contas de água e energia elétrica são entregues normalmente em todas as casas do Taquari, o que denota a possibilidade de identificação de endereços ali existentes.


    Assessoria de Comunicação
    Procuradoria da República no Tocantins
    ascom@prto.mpf.gov.br
    Fone:(63) 3219-7298

    • Publicações20258
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações12
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ect-e-condenada-a-entregar-correspondencias-em-bairro-de-palmas-to/147372615

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)