Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/RJ se reúne com comunidade quilombola em Valença

    Encontro permitiu maior aproximação com os anseios dos moradores do Quilombo São José da Serra

    há 10 anos
    O Ministério Público Federal em Volta Redonda (MPF/RJ) visitou a comunidade quilombola São José da Serra, localizada na Serra da Beleza, no município de Valença (RJ). A equipe do MPF discutiu temas relacionados à concretização de direitos da comunidade como o direito à terra, a implantação da Lei 10.639/03 no município - que torna obrigatório o ensino sobre a história e cultura afro-brasileira - e a adoção de medidas para a sobrevivência física e cultural dos quilombolas.

    De acordo com o presidente da associação de moradores da comunidade, Toninho Canecão, a falta de titulação da área, que tem processo de desapropriação em andamento na Justiça Federal, gera ameaças ao território e impede a realização de atividades de roça. “As pessoas vão trabalhar em fazendas e até na cidade porque não há espaço para cultivo”, disse o líder comunitário.

    Para o procurador da República Julio José Araujo Junior, o papel do MPF é promover a defesa dos direitos das comunidades remanescentes de quilombo, destacando que a aproximação entre o órgão e a comunidade gera uma troca de experiências e de informações que são fundamentais para o avanço na concretização de seus direitos. “Só assim conseguimos ter mais força para cobrar e fiscalizar o cumprimento da regularização fundiária e das políticas públicas”, afirmou.

    Assessoria de Comunicação Social
    Procuradoria da República no Estado do Rio de Janeiro
    Tels.: (21) 3971-9488/9460
    www.prrj.mpf.mp.br
    twitter.com/MPF_PRRJ

    • Publicações20258
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações12
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-rj-se-reune-com-comunidade-quilombola-em-valenca/147372521

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)