Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    PRR3: danos ambientais em Águas Vermelhas deverão ser recuperados

    TRF3 nega recurso da AES Tietê e mantém execução da sentença que condenou a empresa a recuperar danos ao meio ambiente nas cercanias da usina hidrelétrica de Água Vermelha

    há 9 anos
    A Procuradoria Regional da República da 3ª Região (PRR3) conseguiu manter a execução da sentença que obriga a AES Tietê a recuperar danos ambientais no entorno de sua usina hidrelétrica de Água Vermelha. Trata-se de uma Área de Preservação Permanente (APP), na divisa entre São Paulo e Minas Gerais.

    Condenada em ação do Ministério Público Federal (MPF) ajuizada em 2009, a empresa geradora de energia recorreu. O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), no entanto, manteve a sentença, seguindo manifestação da PRR3. O TRF3 negou ainda o pedido, feito pela empresa, de suspensão de perícia técnica para verificação dos danos e sua consequente reparação.

    No recurso, a AES Tietê alegou que, em razão da vigência do Novo Código Florestal, a ação do MPF teria perdido objeto, ou seja, já não haveria como responsabilizá-la pelo dano ambiental, pois a nova norma mudou os critérios de determinação da APP no entorno de reservatórios artificiais de água destinados a geração de energia ou abastecimento público. Essa mudança, segundo a empresa, teria eliminado a APP de Água Vermelha.

    A procuradora regional da República Sandra Akemi Shimada Kishi manifestou-se contra o recurso da AES Tietê. “À luz do princípio da maior proteção ambiental, a regra antiga deverá seguir vigendo para todos os atos e fatos geradores de obrigações anteriores”, afirmou. Ela lembrou ainda que, quando foi feita concessão à AES Tietê, o antigo Código Florestal, então vigente, já estabelecia a proteção das APPs.

    Sandra Kishi ressaltou que, apesar de a norma antiga já estabelecer a proteção, a empresa, além de não adotar medidas para preservar e recuperar as áreas de proteção permanente situadas ao redor do reservatório, firmou contrato de concessão de uso com particulares, permitindo a utilização indiscriminada da faixa de segurança da represa em total descumprimento das normas ambientais.

    Perícia - Em relação ao pedido de suspensão da perícia, o MPF sustentou que, em razão de controvérsias quanto à determinação da “cota máxima maximorum” (medida correspondente ao nível de água mais elevado para o qual uma barragem ou represa foi projetada), bem como quanto à extensão e localização da área degradada, é necessário, mediante prova pericial, constatar, com exatidão, a área efetivamente ocupada, bem como os danos ocorridos, para que seja feita sua recuperação.


    Processo relacionado
    2013.03.00.022830-1


    Assessoria de Comunicação Social
    Procuradoria Regional da República da 3ª Região
    Fones: (11) 2192 8620/8766 e (11) 99167 3346
    prr3-ascom@mpf.mp.br
    twitter: @mpf_prr3

    • Publicações20258
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações56
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/prr3-danos-ambientais-em-aguas-vermelhas-deverao-ser-recuperados/146728282

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)