Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    PRE/ES quer que estudantes que picharam prédio da Ufes recuperem o local

    Ação de jovem foi filmada e divulgada no Instagram. Procuradoria quer que prédio danificado seja pintado em 48 horas

    há 10 anos
    A Procuradoria Regional Eleitoral no Espírito Santo (PRE/ES) entrou com uma medida cautelar na Justiça visando à retirada de pichações feitas em um prédio da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) em favor da candidata à presidência da República Dilma Rousseff. A ação foi filmada e divulgada no Instagram. A Procuradoria quer que os responsáveis sejam punidos e façam a recuperação do bem público, no prazo de 48 horas, sob pena de multa a ser fixada pela Justiça e processo por propaganda irregular.

    A denúncia chegou até a PRE/ES por meio do Sistema Pardal. Uma pichação com os dizeres “Dilma 13”, feita pelo jovem identificado como Wadson Schimitberger, no prédio do Cemuni V, foi filmada, divulgada e compartilhada no Instagram de Carina Campo Dall'Orto Costa, por meio do perfil @sushimignon. O vídeo, publicado nesta quinta-feira, 16 de outubro, foi retirado do ar no mesmo dia, por volta das 15h20.

    O prédio ainda conta com pelo menos outras três inscrições com o nome de Dilma e o número 13, além de outras ininteligíveis. Para o procurador eleitoral auxiliar Carlos Vinicius Cabeleira, chamou atenção não apenas o fato ilegal em si, “mas a divulgação promovida pelos próprios envolvidos, que disponibilizaram o vídeo de forma pública, parecendo desafiar a Justiça Eleitoral, a Justiça Criminal e a própria Universidade”.

    O procurador explica que, além do crime do artigo 65 da Lei 9.605/98, e de infração aos regulamentos administrativos da Ufes, o ato consistiu em propaganda eleitoral vedada, proibida pelo artigo 37 da Lei 9.504/97.



    Assessoria de Comunicação Social
    Ministério Público Federal no Espírito Santo
    E-mail: pres-ascom@mpf.mp.br
    Telefone: (27) 3211-6444 / 3211-6489
    www.twitter.com/MPF_ES













    • Publicações20258
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações243
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pre-es-quer-que-estudantes-que-picharam-predio-da-ufes-recuperem-o-local/146444855

    Informações relacionadas

    Caio de Sousa Mendes, Advogado
    Artigoshá 5 anos

    Pichação é crime?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)