Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Cobranças indevidas por Colégio Militar são alvo de ação do MPF/PE

    Cobrança desrespeita a garantia constitucional do direito à gratuidade da educação em estabelecimentos oficiais

    há 10 anos
    O Ministério Público Federal em Pernambuco (MPF/PE) ajuizou ação civil pública contra a União para que o Colégio Militar do Recife (CMR) deixe de exigir de seus estudantes contribuições pecuniárias ou qualquer outro tipo de valor, compulsoriamente, como condição para frequentar a instituição de ensino. O CMR compõe a estrutura do Exército Brasileiro.

    De acordo com o procurador da República Edson Virgínio Cavalcante Jr., responsável pela ação, o CMR cobra quantias especificadas como “contribuições de complementação do custo aluno/mês”, além de cobrar, em paralelo, taxa destinada à Associação de Pais e Mestres, oferecendo descontos nos custos totais mensais dos associados.

    Para o MPF/PE, as contribuições pecuniárias configuram-se como mensalidades, o que desrespeita a garantia constitucional do direito à gratuidade da educação em estabelecimentos oficiais.

    Na ação, o procurador da República argumenta que a instituição interpreta de maneira equivocada os dispositivos da Constituição. “O simples fato de o CMR estar submetido a lei específica distinta da Lei de Diretrizes e Bases da Educacao Nacional não é argumento suficiente para pretendê-lo como instituição de ensino não pública e não oficial e, portanto, não autoriza a cobrança de mensalidades compulsórias dos alunos”, reforça.

    O MPF/PE requer que a União deixe de exigir dos alunos, pais e responsáveis do Colégio Militar do Recife quaisquer contribuições ou pagamentos compulsórios, não importando a denominação dada. O pedido também foi feito em caráter liminar. Requer, ainda, que seja imposta multa diária no caso de descumprimento judicial.

    Processo nº 0804495-19.2014.4.05.8300 – 12ª Vara Federal em Pernambuco


    Assessoria de Comunicação Social
    Procuradoria da República em Pernambuco
    (81) 2125-7348
    prpe-ascom@mpf.mp.br
    http://www.twitter.com/mpf_pe
    http://www.facebook.com/MPFederal
    • Publicações20258
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações14
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cobrancas-indevidas-por-colegio-militar-sao-alvo-de-acao-do-mpf-pe/144432886

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)