Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    PGE: Justiça Eleitoral não deve exigir certificado de quitação do serviço militar para indígenas

    Rodrigo Janot enviou manifestação em processo administrativo que será analisado pela Corregedoria-Geral Eleitoral

    há 10 anos
    O procurador-geral eleitoral, Rodrigo Janot, enviou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manifestação pela não exigência da apresentação de quitação do serviço militar para o alistamento eleitoral de indígenas. Segundo ele, deve-se resguardar o direito à organização social e à preservação dos costumes, crenças e tradição dos indígenas, conforme disposto no artigo 231 da Constituição Federal.

    O parecer foi enviado no âmbito de processo administrativo que será analisado pela Corregedoria-Geral Eleitoral (CGE 10968).

    De início, Janot defende que a diferença cultural não pode ser utilizada como justificativa para deixar de se reconhecer os direitos e a capacidade dos povos indígenas em participar do processo eleitoral. Depois, passa a analisar os documentos exigidos pelo Código Eleitoral para alistamento, dentre os quais está o certificado de quitação do serviço militar.

    Para ele, o tratamento conferido ao índio, neste aspecto, deve ser contextualizado de modo a garantir a participação do indígena na vida política nacional, relativizando a imposição de regras e comportamentos estranhos à sua organização social e cultural, como é o caso do serviço militar.
    Janot ressalta que o decreto que regulamenta a lei do Servico Militar não contém qualquer dispositivo relativo à prestação de serviço militar por indígenas. Por isso, o Ministério da Defesa editou portaria que implanta política priorizando a incorporação de jovens oriundos das comunidades indígenas, mas estabelece que o serviço militar será prestado de maneira voluntária.

    Para o procurador-geral, não deve ser admitido pelo ordenamento jurídico vigente o fato de atrelar o direito ao alistamento eleitoral à apresentação de certificado de quitação do serviço militar, impondo obrigação estranha às tradições e cultura atinentes aos indivíduos pertencentes às comunidades indígenas, implicaria em grave restrição ao exercício de cidadania pelos índios.


    Secretaria de Comunicação Social
    Procuradoria Geral da República
    (61) 3105-6404/6408
    • Publicações20258
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações51
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pge-justica-eleitoral-nao-deve-exigir-certificado-de-quitacao-do-servico-militar-para-indigenas/143482694

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)