Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Lista de possíveis inelegíveis chega à PRE/AL

    Procurador regional Eleitoral no estado, Rodrigo Tenório, recebeu lista com nomes dos gestores públicos que tiveram contas julgadas irregulares pelo TCU

    há 12 anos
    Na tarde dessa quinta-feira, 21 de junho, o procurador regional Eleitoral em Alagoas, Rodrigo Tenório, recebeu do secretário do Tribunal de Contas da União no Estado, Ricardo Fahr, a lista com nomes dos gestores públicos que tiveram as contas julgadas irregulares pelo órgão. Caso o cidadão tenha interesse de conhecer os dados, basta acessar a página http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2012/contas-irregulares-tcu.

    A lista entregue por Ricardo Fahr consta de cerca de 140 nomes. Mas seriam todos esses gestores inelegíveis? O procurador Rodrigo Tenório responde que não. Para que sejam considerados inelegíveis é preciso que a rejeição tenha sido gerada por ato doloso de improbidade administrativa, segundo o disposto na Lei Complementar 135/2010, conhecida como Lei da Ficha Limpa.

    Outro ponto a ser destacado do encontro é que essa lista ainda pode crescer. “Hoje, os dados entregues dizem respeito às decisões transitadas em julgado até 20 de junho. Até 5 de julho, prazo final para o registro das candidaturas, outras contas poderão ser rejeitadas pelo Tribunal. Os novos julgamentos serão informados ao MP”, afirma Ricardo Fahr.

    O procurador regional Eleitoral acrescentou que os julgamentos do TCU que se realizarem entre o dia 5 de julho e a diplomação dos candidatos eleitos também deverão ser informados. “Inelegibilidades infraconstitucionais, como a nascida da rejeição de contas, surgidas após o registro de candidatura podem sevir para impedir a diplomação”.

    Sem dúvidas – A lista entregue à Procuradoria Regional Eleitoral nada mais é que a relação de pessoas físicas que tiveram contas julgadas irregulares por decisão válida contra a qual não cabe mais recurso. As informações servem como base à declaração de inelegibilidade, feita pela Justiça Eleitoral. O período considerado para a elaboração da lista são os oito anos imediatamente anteriores à realização de cada eleição.

    De acordo com informações do TCU, como o primeiro turno das eleições, este ano, será no dia 7 de outubro, a lista elaborada pelo órgão deverá conter todos os responsáveis que se enquadrem nos critérios legais desde 7 de outubro de 2004. Essa relação será atualizada diariamente.


    Assessoria de comunicação
    Ministério Público Federal em Alagoas
    (82) 2121- 1485/ 8835-9484
    www.pral.mpf.gov.br
    ascom@pral.mpf.gov.br
    @mpf_al
    • Publicações20258
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações32
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lista-de-possiveis-inelegiveis-chega-a-pre-al/143482166

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)